Páginas

Emanuelly Crescendo!

terça-feira, 1 de junho de 2010

O Inicio de uma Nova Vida!



Das 9 às 12 semanas de Gestação:

Os orgãos vitais, como o sistema digestivo, respiratório e urinário já estão formados. Inicia-se a formação do esqueleto.A face começa a tomar forma e aparecem as orelhas, os lábios, o nariz e os olhos. Já se começam a identificar esboços dos tornozelos e dedos dos pés e das mãos.O cérebro, o coração e o fígado aumentam de tamanho. O feto mede agora cerca de 30 mm e pesa 6 gr.
Das 13 às 16 semanas de gestação:

Aparecem as unhas e, nas gengivas, uns "rebentos" que irão dar origem aos primeiros 20 dentes (de leite).Os orgãos sexuais já estão constituídos.O Bebé já mexe, ainda que a mãe não o sinta.Mede cerca de 7 a 8 cm e pesa aproximadamente 30 gr. O coração já se consegue ouvir na consulta e bate o dobro do ritmo do da mãe.


Das 17 às 20 semanas de GestaçãoDistinguem-se claramente os dedos das mãos e dos pés.A placenta, que permite as trocas necessárias entre a mãe e o filho, está bem desenvolvida. Verificam-se já certos reflexos, como o da sucção (chupar) e o da deglutição (engolir). O feto tem o hábito de chuchar no dedo polegar.Mede cerca de 14 cm e pesa aproximadamente 200 gr.



Das 21 às 24 semanas de Gestação O cabelo, as sobrancelhas e as pestanas começam a crescer.O bebé tem geralmente os braços dobrados e os cotovelos junto do corpo.A gordura começa a depositar-se debaixo da pele.Os músculos estão activos e a mãe já consegue sentir os seus movimentos.Mede cerca de 22 cm.




Das 25 às 27 semanas de gestação
O feto tem o corpo protegido por uma camada de uma substância gordurosa chamada "vérnix".Mantém os braços dobrados sobre o peito e as pernas flectidas sobre o abdómen.As pálpebras podem abrir-se.Os músculos desenvolvem-se muito.Já dorme.mede em média 30 cm e pesa entre 800 a 900 gr.



Das 28 às 31 semanas de gestaçãoÀs 28 semanas o feto pode colocar-se de cabeça para baixo. Abre e fecha os olhos.Ouve os sons fortes que chegam do exterior.Pode chorar e responder a estímulos como a dor e a luz.Nesta altura mede cerca de 40 cm e pesa à volta de 1600 gr.






Das 32 às 37 Semanas de GestaçãoDesaparece grande parte das rugas do feto, graças às pequenas acumulações de gordura que se forma debaixo da pele.A partir das 32 semanas o tom de pele torna-se rosa claro.Os órgãos estão preparados e dotados para sobreviver, mas os pulmões ainda não estão maduros.O bebé faz mais movimentos e dá, com força, pancadas com o pé.Pode nesta altura medir 45 cm e pesar cerca de 2250 gr.





Das 37 às 40 semanas de GestaçãoO Bebé está preparado para nascer logo às 36 semanas, apesar de o ideal ser a partir das 37 semanas.Os pulmões estão adequadamente formados.Apresenta um aspecto bem arredondado, com a pele rosada.Continua a levar o dedo à boca e, de vez em quando tem soluços.Entre as 38 e as 40 semanas, o bebé está completamente pronto a nascer, com os seus órgãos completamente maduros para resistir à vida extra-uterina.Os movimentos fetais são um pouco mais reduzidos.No final deste período, o feto tem aproximadamente 50 cm e pesa cerca de 3000 gr.As imagens acima fazem parte do documentário produzido pelo National Geographic Channel: "En el Vientre Materno". São imagens obtidas através de uma micro-câmara introduzida no útero de uma grávida. Graças à modernas técnicas fotográficas é possível acompanhar o fascinante processo de gestação.











































1 comentários:

Mulher e Mãe disse...

Olá,
É muito interessante ver passo à passo, né!
Sou agente da Rede Mulher e Mãe. Nós também estamos com um blog bem interessante também, garanto que vai gostar.
www.redemulheremae.blogspot.com
Abraço e boas vibrações.

Postar um comentário