Páginas

Emanuelly Crescendo!

terça-feira, 30 de março de 2010

Bem-estar na gestação e no pós-parto.

  • Bom dia!!!! Uma Ótima Terça-feira a todos! Bjs!
Cara leitora, você sabe qual é a diferença entre atividade física e exercício?

Entende-se por atividade física a contração muscular de qualquer tipo, que pode ou não levar ao movimento, independente da finalidade: postura, trabalho, locomoção, esporte e lazer. Exercício é uma forma especial de atividade física, planejada, sistematizada, progressiva e adaptada ao indivíduo. O Colégio Americano de Medicina Esportiva, em conjunto com os Centros de Prevenção e Controle de Doenças, também dos Estados Unidos, recomenda 30 minutos de atividade física diária para promoção de saúde. Estudos evidenciaram que as populações fisicamente ativas têm menor incidência de doenças como hipertensão arterial, obesidade, diabetes, colesterol elevado, osteoporose, ansiedade e depressão.
No Brasil, várias campanhas públicas têm sido feitas no sentido de combater o sedentarismo (já considerado como doença). O programa "Agita São Paulo" é uma delas.
Pois bem, se você está grávida, não deve ter medo de praticar exercícios, desde que indicados pelo seu médico obstetra e orientados por um profissional competente. Isso lhe trará benefícios como: controle do peso, postura e equilíbrio, diminuição de dores (região lombar, braços, pernas) e da retenção hídrica (edema dos pés), além de reforço na auto-imagem.
Antes de iniciar um programa algumas questões devem ser discutidas e estudadas em conjunto com a equipe multiprofissional que a acompanha: médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeira.


  • A gestação é um momento especial e delicado, de adaptação e ajuste físico/emocional. Aceitar e "curtir" as mudanças é um bom começo ao invés de criar grandes expectativas em relação à "performance" física. Lembre-se que a gravidez, por si só, constitui uma sobrecarga a todo o corpo.
  • Você já praticava exercícios regularmente? Se a resposta for sim, você já conhece o caminho. Se a resposta for não, ainda é tempo de se fazer algo, desde que você não queira agora se transformar em uma atleta.
  • Qual será o suporte alimentar adequado para uma gestante que pratica atividade física?
  • Qual modalidade de exercícios escolher? Inversamente, o que é totalmente contra-indicado?
Bem, se você deseja ficar fisicamente ativa, faça caminhadas, vá a pé em alguns lugares, suba e desça as escadas no trabalho ou em casa, repita movimentos antigos que você já conhece, espreguice-se, dance. Você verá como se sentirá bem no final do dia.
Se você quer praticar um esporte como natação, ou fazer atividades como academia, yoga, tai chi chuan, hidroginástica, dança, vá em frente, desde que observados aqueles pré-requisitos. Por outro lado, e o bom senso será o seu “norte”, não pratique atividades que envolvam traumas físicos, principalmente na região do abdômen. Evite o esporte em altas altitudes e os que causam muita pressão, como o mergulho subaquático.

O condicionamento ideal:
Se você gestante quer praticar exercícios apropriados para essa fase, deve também saber que:

  • É desejável ter um certo condicionamento físico, não só para conviver bem com as alterações físicas (sem dores e desconfortos), como para ter um parto normal, se este for o seu caso e desejo.
  • Alguns músculos, como os do abdômen, bumbum, coxas e assoalho pélvico têm agora que fazer um esforço extra para sustentar o seu corpo. Por isso é bom dar-lhes atenção especial.
  • Os exercícios de alongamento devem ser encorajados, pois liberam endorfinas e relaxam, visto que a ansiedade se encontra aumentada. Devem ser feitos com cautela, pois as articulações e ligamentos já estão "amolecidos" pela gestação.

É Isso ai!!!! Volto Mais Tarde! Beijinhossss ^^Mirela^^

** Ver o meu gráfico da temperatura basal**

0 comentários:

Postar um comentário