Páginas

Emanuelly Crescendo!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Grávida exposta à poluição pode ter filho com QI mais baixo

Boa Tarde! Hj vou colocar um pouco sobre cuidos na Grvidez! Beijinhos e boa Sexta-Feira! Mirela!

Pesquisadores americanos comprovam que a qualidade do ar respirado pela mulher durante a gestação interfere no desenvolvimento cognitivo infantil.
Por Gabriela AgustiniFoto Irmo Celso


O sucesso escolar dos pequenos pode ser influenciado pela quantidade de poluentes atmosféricos inalados pela mãe ao longo da gravidez. Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostra que esses compostos são capazes de atrapalhar o potencial intelectual e comprometer a inteligência infantil.A pesquisa acompanhou 249 crianças e suas mães desde a gestação até os 5 anos de idade. Durante o experimento, as participantes usaram uma bolsa com medidor de qualidade do ar por 48 horas no período final da gravidez. Pouco antes de começar a frequentar a pré-escola, os pequenos voluntários fizeram um teste de QI para medir o nível de inteligência. Resultado: filhos cujas mães viviam em ambientes mais poluídos tiveram desempenho, em média, de 4 a 5 pontos menor se comparados àqueles que passaram a gestação em locais com o ar mais limpo. “Isso deve servir como um alerta para todos nós. É preciso fazer mais para impedir que a degradação ambiental afete nossas crianças”, diz a responsável pelo estudo, Linda Birnbaum, do Instituto Nacional das Ciências Médicas Ambientais dos Estados Unidos. Outros fatores que podem influenciar o QI infantil foram levados em conta na pesquisa, como as relações familiares e a exposição à poluição depois do nascimento. No entanto, os dados referentes ao período pré-natal mostraram uma forte influência nos resultados finais.

Dicas para fugir da poluição:

No carro:
desligue o ar-condicionado: ligar o aparelho não impede a entrada dos poluentes, ao contrário do que muitos pensam. Pesquisadores acreditam que é pior circular com esse equipamento funcionando do que com uma janela ligeiramente aberta, pois o duto de entrada de ar fica bem na altura dos escapamentos.

Alimente-se corretamente:
consumir frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C, como pêssego e pimentão vermelho, estimula a produção de glutationa, uma enzima do fígado que ajuda a impedir a ação dos radicais livres fabricados pelo organismo aos montes quando inspiramos gases nocivos.

Em casa:
feche as janelas em horários de trânsito intenso: essa é uma maneira eficaz de barrar a entrada das substâncias tóxicas.

Aumente a umidade do ar:
vale usar aparelhos com essa função, mas espalhar baldes de água ou toalhas úmidas pelos cômodos também funciona. Além de diminuir a concentração dos gases, isso ajuda a lubrificar e limpar o muco nasal, que retém parte da poluição.

Beijos! Boa Tarde! Mirela!!

0 comentários:

Postar um comentário