Páginas

Emanuelly Crescendo!

sábado, 20 de março de 2010

Semanas a Semanas (Continuação)

Boa Tarde!!! Continuação das Semanas de Gestação! To adorando escrever isso aki!!! Muito Interessante!!! Beijos!!!!


9ª Semana: gravidez passo a passo

(cerca de 7 semanas após a concepção)


O Bebe:

No início desta semana o bebê mede cerca de 15-16 mm. As primeiras ondas cerebrais são detectadas. A estrutura básica dos olhos já está bem adiantada, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. As aberturas nasais e a ponta do nariz estão completamente formadas. Os intestinos começam a sair do cordão umbilical e penetram no interior do abdome, enquanto o corpo cresce. Os dedos das mãos, incluindo o polegar, já apareceram, mas ainda são curtos e acolados. Os ossos e cartilagens continuam a se desenvolver. No final desta semana, o embrião mede cerca de 20 mm e pesa cerca de 1,0 g. O coração está completamente formado; o diafragma separa o tórax do abdome. Algumas glândulas já começam a funcionar (hipófise, adrenais). A placenta substitui o corpo lúteo na produção de progesterona.
Múltiplos: Cada bebê mede cerca de 1,5 cm de comprimento e pesa em torno de 1,0 g (o peso de duas aspirinas). O desenvolvimento está no mesmo estágio dos fetos únicos.

A Futura Mamãe:

Já falhou a segunda menstruação. Suas mamas já aumentaram e ainda continuam sensíveis. Use um sutiã que dê suporte às suas mamas sem apertá-las e você vai sentir mais alivio. Sua cintura pode estar aumentando e você ainda pode apresentar um pouco de azia e empachamento após as refeições. Seu corpo está se adaptando aos hormônios da gravidez (estrógeno e progesterona - que aumentam seus níveis sangüíneos para cerca de 10 vezes os níveis antes da gravidez). Veja como lidar com os desconfortos da gestação.


O Futuro Papai:

Vamos falar um pouco da atividade sexual. Muitas mulheres têm uma alteração do desejo sexual durante o 1º trimestre. Isso é devido, em parte, ao mal estar matinal. Por outro lado, outras mulheres, longe do controle de natalidade, tornam-se verdadeiras maníacas sexuais. Em ambos os casos o que está acontecendo é normal.
E você? Os pais também podem experimentar uma alteração de desejo. Com o aumento do volume mamário (as mães não mostram muito isso) você pode se sentir como um garoto de 16 anos, atraído por aqueles seios "bojudos". Mas, ao mesmo tempo, pode estar preocupado em machucar o bebê durante a relação ou fazer alguma coisa que possa prejudicar a gestação. Fale com o médico para aliviar seus medos. A mãe pode não estar naquele seu "pique" ou vice-versa. Novamente é preciso entender que os hormônios também provocam uma certa labilidade emocional. Ora ela está eufórica e bem, ora está deprimida e chorosa. Se os dois estão bem humorados, aproveitem. Caso contrário, tentem entender e juntos conversem a respeito do seus estados de espírito. Fale com ela a respeito de suas preocupações.


10ª Semana: gravidez passo a passo

(cerca de 8 semanas após a concepção)


O Bebe:

No início desta semana o bebê mede cerca de 22 mm. Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. Como o crescimento da cabeça continua, eles irão migrar para a porção frontal da face. As orelhas estão implantadas em posição baixa na cabeça, contudo se moverão para cima à medida que ela crescer. Nos próximos 3 dias a língua termina sua formação. O fígado causa uma proeminência ventral no abdome. Em embriões femininos o clitóris está começando a se formar. O pênis se desenvolverá a partir dos mesmos tecidos, apesar de ainda ser difícil de reconhecer os genitais externos. A maioria das articulações já se formou - cotovelos, quadris, joelhos, ombros, tornozelos, bem como as pequenas juntas dos pés, mãos e dedos. Os membros superior e inferior estão bem desenvolvidos. Os dedos das mãos se tornam mais longos e os dos pés se separam e tornam-se distintos. Uma fina membrana de células achatadas, a precursora da pele, substitui o fino ectoderma do embrião. No final desta semana, o embrião mede cerca 26-30 mm e pesa cerca de 2,0 g. Nesse último estágio de desenvolvimento embrionário, todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes. Os principais sistemas estão integrados e formados. Ao término dessa fase o embrião aumentou o peso cerca de 50 vezes.

A Futura Mamãe:

O mal estar matinal começa a melhorar para algumas mães. Para outras mulheres pode até piorar. Há quem diga que quando o bebê é do sexo feminino há chance de ter mais vômitos do que o normal. Isso pode ser verdade, em parte, pois os níveis de beta-hCG são mais elevados nesses casos. Nesta semana vamos nos queixar de mau humor e a face pode ficar mais ruborizada devido ao aumento dos hormônios (progesterona). Palpitações podem acontecer, mas são transitórias. Seu volume de sangue aumentará cerca de 40-50% durante a gestação. Como resultado, você vai notar com mais facilidade as veias, especialmente, em sua barriga, mamas e pernas.
Ganho de Peso: A quantidade de peso que uma gestante ganha varia de mulher para mulher e de gravidez para gravidez na mesma mulher. Vamos fornecer alguma orientação aqui, mas tenha em mente que os números não contam tanto quanto o alimento que você ingere. Se você consome alimentos nutritivos em quantidades adequadas, estará se alimentando bem para você e seu bebê. Se você ganha mais peso que o recomendado, mas consome alimentos saudáveis, há grande chance de seu peso logo voltar ao normal após o parto. Lembre-se - não faça dieta durante a gravidez, a menos que seu médico recomende.


O Futuro Papai:

A mamãe provavelmente está cantando uma música "popular brasileira" justo agora e você deve estar cantarolando em torno dela. Em um minuto você pode querer gritar com todos os seus pulmões que você vai ser pai. Noutro minuto, você pode querer esquecer isso por estar assustado com a idéia da paternidade. Esse é um outro sinal da sua gravidez. Pois se torne um pai grávido e não fique pondo resistências. De modo geral, o medo está relacionado com a expectativa de maiores responsabilidades financeiras e falta de maturidade para se relacionar com um filho. Relaxe! Isso é normal! Afinal de contas gravidez não é nenhuma doença. Compartilhe esses pensamentos - a excitação e o medo - com sua mulher. Ela, provavelmente, está sentindo a mesma coisa.
de 8 a 11 semanas "As flores mais doces do mundo - as mãos de um bebê".



GANHO DE PESO PARA GRÁVIDAS DE UM SÓ FETO
Peso antes de engravidar
Ganho de peso aceitável até o final
Grávidas abaixo do peso ideal
12 a 18 Kg
Grávidas com peso ideal
10 a 16 Kg
Grávidas acima do peso ideal
6 a 10 Kg

GANHO DE PESO PARA GRÁVIDAS DE GÊMEOS OU MAIS
Peso antes de engravidar
Ganho de peso aceitável até o final
Grávidas abaixo do peso ideal
18 a 22 Kg
Grávidas com peso ideal
14 a 18 Kg
Grávidas acima do peso ideal
12 a 14 Kg

DE ONDE VEM O AUMENTO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO? (fetos únicos)
Bebê
3200 g
Útero
950 g
Placenta
600 g
Mamas
900 g
Sangue e outros fluidos acumulados
3600 g
Gordura
3150 g


11ª Semana: gravidez passo a passo

(cerca de 9 semanas após a concepção)


O Bebe:

A partir de agora o bebê é chamado de feto. A parte mais crítica do desenvolvimento já terminou. Esse é um período de rápido crescimento e desenvolvimento, e o bebe tem cerca de 26 mm de comprimento no início da semana, atingindo cerca de 50 mm no final da mesma. O bebê pesa em torno de 10 gramas no final dessa semana. A cabeça do bebê representa metade de seu tamanho. As pálpebras se fecham e se fundem e as íris começam a se desenvolver. Em algum momento dessa semana ou da próxima, o sangue começará a circular entre o bebê e o útero. A placenta começa a funcionar como tal.

A Futura Mamãe:

Seu útero está do tamanho de uma laranja baiana madura. Seu apetite deve estar melhor e as náuseas cedem, embora alguns odores ainda possam incomodá-la.
Múltiplos: O mal estar matinal ainda está presente alternado com um apetite voraz. Exames pré-natais: Você já deve ter discutido com seu médico a respeito dos exames pré-natais e já deve ter feito todos eles. Aprenda o máximo que você puder sobre eles - muitos deles podem aliviar os medos sobre a sua saúde e o bem estar do bebê; outros podem causar mais preocupação do que ter algum valor. Faça sua tarefa de casa sobre exames diagnósticos pré-natais e lembre-se de que você não tem que fazer qualquer teste que você não queira.

O Futuro Papai:

Você está se dando bem com esse negócio de gravidez? Os altos e baixos, as preocupações financeiras e responsabilidades, vendo a mãe colocar o estômago para fora dia após dia? Você precisa de um tempo. Seja bom com você mesmo e se dê algumas horas batendo uma bolinha ou fazendo um pouco de ginástica, ou se divertindo com os amigos. Quando voltar para casa, surpreenda sua mulher com um ramalhete de rosas vermelhas e um cartão dizendo algumas palavras carinhosas como: "Obrigado, querida. Eu te amo".


12ª Semana: gravidez passo a passo

(cerca de 10 semanas após a concepção)


O Bebe:

Nessa fase quase todos os órgãos e estruturas do feto estão formados. Eles continuarão a crescer e desenvolver até o parto. Os dedos das mãos e pés já se separaram e os pelos e unhas iniciam o seu crescimento. Os genitais começam a assumir seu aspecto final feminino ou masculino. O líquido amniótico começa a se acumular à medida que os rins do bebê começam a excretar urina. Os músculos das paredes intestinais começam a se movimentar - é o peristaltismo intestinal - contrações no interior do intestino que ajudam na digestão e movimentação dos alimentos. O bebê mede cerca de 9 a 11 cm (da cabeça aos pés) e pesa em torno de 20 gramas.

A Futura Mamãe:

Seu útero continua crescendo. A boa nova é que ele vai parar um pouco de pressionar sua bexiga e as visitas ao banheiro vão diminuir um pouco. Aproveite enquanto pode, pois no terceiro trimestre, o útero estará tão grande a ponto de voltar a pressionar a bexiga. O mal estar matinal já está sob controle e você já se sente menos cansada. Dores de cabeça e tonturas leves, bem como palpitações são comuns nessa fase graças ao aumento de volume sanguíneo, mas esteja certa de discutir esses problemas com seu médico.


O Futuro Papai:

Ela certamente está se sentindo melhor. Agora é um bom período para praticar exercícios juntos, você e ela. Saiam para uma boa caminhada na vizinhança e assegurem-se de ir de mãos dadas. de 12 a 15 semanas.

0 comentários:

Postar um comentário