Páginas

Emanuelly Crescendo!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Semanas a Semanas (Continuação)

Boa Tarde!!! Continuando as Semanas!!! Boa sexta-feira!!! Bjssss


5ª Semana: gravidez passo a passo:

(cerca de 3 semanas após a concepção)


O Bebe:

O embrião em desenvolvimento tem 3 membranas celulares. Na membrana superior (ectoderma), forma-se o tubo neural, que posteriormente se transformará no sistema nervoso (cérebro, medula espinhal), pele, pelos e cabelos, lentes do olho, revestimento dos ouvidos interno e externo, nariz, seios da face, boca, ânus, esmalte dos dentes, hipófise e glândulas mamárias. Na membrana do meio (mesoderma), o coração e o sistema circulatório, os pulmões, ossos, músculos, tecido linfático, baço, sistema excretor (rins e ureteres) e órgãos reprodutivos vão se formar. Nesse estágio, entretanto, o coração e o sistema circulatório se desenvolvem muito mais rapidamente. Na verdade, o sistema circulatório é o primeiro a funcionar. Na membrana inferior (endoderma), um tubo simples vai se formar dando origem aos intestinos, fígado, pâncreas e bexiga.
No início desta fase o embrião tem a forma de um "disco" e mede cerca de 0,4 mm; no final da mesma ele tem a forma de uma "sola de sapato" (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda) e mede em torno de 2,5 mm. Vasos sanguíneos secundários aparecem na superfície externa do envoltório embrionário (saco coriônico), que está literalmente imerso no revestimento uterino, dando seqüência à formação da futura placenta.


A Futura Mamãe:

Sua menstruação está atrasada e, provavelmente, você está grávida. Existem vários "kits" disponíveis para teste de gravidez já com poucos dias de atraso menstrual. Contudo, o ideal é fazer uma dosagem sangüínea do hormônio beta-hCG (gonadotrofina coriônica beta) que é produzido, especificamente, pela placenta em formação. As alterações hormonais que acompanham a gravidez tornam suas mamas inchadas e doloridas, à medida que as glândulas de leite se multiplicam. Você pode começar a sentir mais fome e enjôo pela manhã. Seu útero, em crescimento constante, começa a pressionar a bexiga, aumentando a freqüência urinária. Esses sintomas variam em intensidade de mulher para mulher e de gravidez para gravidez numa mesma mulher.
Múltiplos: Seu apetite será maior já que você necessita cerca de 1,5 vezes a quantidade de calorias de uma mãe que está gerando um só feto. O cansaço é mais freqüente. Repouse e se alimente bem. É hora de procurar assistência médica. É importante encontrar alguém em quem você confie. Nesse momento você precisa de acolhimento, orientação e paciência.


O Futuro Papai:

A futura mamãe pode estar mal humorada ou calada e pode estar "descontando" os problemas em você. Não leve a mal. Isso é um bom sinal. "Elas tentam descarregar as mágoas em quem têm o maior vínculo afetivo". Planeje uma data especial para comemorar o teste de gravidez positivo.


6ª Semana: gravidez passo a passo:

(cerca de 4 semanas após a concepção)


O Bebe:

Os primeiros batimentos cardíacos do embrião já começaram. Ele mede cerca de 2,5 mm de comprimento no início dessa semana e tem a forma de um "S". O embrião já apresenta o esboço da cabeça, coração e um tubo neural. O crescimento é muito rápido nessa fase. O cordão umbilical se forma. Os olhos e ouvidos começam a se desenvolver, bem como a boca e a língua. O coração primitivo já começou a bombear sangue e a maioria dos órgãos estão em formação. O coração e o fígado combinados possuem o mesmo volume da cabeça nesse período. Os brotos dos futuros braços e pernas começam a se formar. No final desta semana o embrião adota a forma de um "C", mede cerca de 5,0 mm e pesa em torno de 0,4 g.


A Futura Mamãe:

As náuseas começam a intensificar. O enjôo matinal é uma companhia para qualquer hora do dia. Você "deseja" alguns tipos de alimentos enquanto o "simples pensamento" a respeito de outros tipos de comida levam você ao banheiro. Devido a esse período ser crítico para o desenvolvimento do seu bebê evite álcool, remédios, drogas e tratamentos estéticos (permanentes, colorir os cabelos, etc.). Se você ainda não marcou, marque a sua primeira consulta pré-natal.
Múltiplos: Os enjôos matinais podem ser muito fortes em casos de gravidez múltipla. Certifique-se de ingerir bastante líquido, em pequenos bocados, principalmente se você vomita muito. Se vomita mais do que 8 vezes ao dia contate seu médico.
Quando e como contar ao mundo a respeito de sua gravidez? Você deve estar ansiosa por contar a todo mundo que está grávida. Ou você pode querer esperar um pouco e guardar segredo. Alguns pais têm receio sobre aborto e preferem nada dizer até que esse risco tenha passado. No entanto, os amigos e a família podem ser uma inestimável fonte de ajuda em caso de aborto, e você poderá estar perdendo essa oportunidade, não dividindo com eles o seu estado. Faça o que você acha mais confortável, mas faça disso um evento especial quando resolver falar.
Sinais de aborto: Toda futura mãe se preocupa com a possibilidade de abortar. Se você tiver qualquer dos sinais abaixo, contate imediatamente o seu médico: sangramento; cólicas ou dores abdominais fortes; perda de secreção de cor marrom-escuro ou coágulos de sangue. Nem toda cólica ou pequeno sangramento é sinal de aborto. Muitas mulheres sangram no início da gravidez e prosseguem para dar à luz a bebês saudáveis. Entretanto, esses são sinais e sintomas que devem ser comunicados a seu médico com presteza. Em caso de múltiplos, é possível abortar um dos bebês e continuar com o outro até o final da gravidez. Isso é denominado redução espontânea. Acontece até a 10ª semana em cerca de 20% das gestações múltiplas.


O Futuro Papai:

O que você pode fazer para ajudar a futura mãe com as náuseas?
1) Certos aromas podem desencadear os enjôos - café, perfumes, creme de barbear, sabonete, suor, etc. Tente mantê-la afastada desses cheiros até que o mal estar melhore.
2) Encoraje a futura mamãe a fazer uma dieta saudável rica em proteínas e carboidratos e a beber bastante líquido, especialmente, água.
3) Coloque alguns biscoitos salgados tipo "crackers" ou "pretzels" no criado mudo e peça para ela comer alguns antes de se levantar.
4) Entenda que ela pode não se sentir bem ao cozinhar, lavar pratos e roupas e outros afazeres domésticos nesse período. Você poderia ajudar muito sugerindo que ela descanse enquanto você dá uma mãozinha, fazendo o que não costuma fazer, ou arranjando alguém para fazer esses serviços (caso seja possível).


7ª Semana: gravidez passo a passo:

(cerca de 4 semanas após a concepção)


O Bebe:

O bebê mede cerca de 6 mm de comprimento no início desta semana (é o tamanho de um grão de arroz). A formação dos braços e pernas continua, embora os dedos das mãos e dos pés ainda não tenham se formado. As regiões da coxa, perna e pés podem ser distinguidas nos brotos dos membros inferiores. O cérebro está crescendo, bem como, as lentes dos olhos, narinas, intestinos, pâncreas e brônquios (pulmões). O embrião mede cerca de 7 a 8 mm, apresenta batimentos cardíacos, feições humanas (olhos, nariz e orelhas); começa o desenvolvimento de cartilagens e músculos. Há o estabelecimento de conexões nervosas entre a retina e o cérebro. O fígado já produz bile. O ureter, o tubo que conduz a urina dos rins para a bexiga, continua a se alongar. Começa a formação das gônadas (testículos ou ovários). No final desta semana o embrião atinge 12 mm e apresenta o tubérculo genital, que originará os órgãos genitais externos (pênis e bolsa escrotal no homem; clitóris, grandes lábios e parte da vagina, na mulher).


A Futura Mamãe:

Os sintomas de gravidez inicial podem se acalmar um pouco, porém há tendência à piora das náuseas, pois há aumento constante do beta-hCG (produzido pela futura placenta que também está em crescimento). Esse hormônio é um dos principais responsáveis pelo mal estar da grávida. Você ainda não aparenta mas pode ter perdido ou ganhado algumas gramas, o que nessa fase é normal.
Múltiplos: Sinais e Sintomas Precoces de Gravidez Múltipla : Ganho de peso mais rápido; Aumento do abdome acima do esperado; Sensação de peso no baixo abdome; Grande tendência a retenção de água; Varicoses; Cansaço intenso.
Dicas para as náuseas matinais: Ter a sua cabeça enfiada numa pia ou num vaso sanitário a maior parte do dia não é nada engraçado, e você pode descobrir que matinal pode significar todo o dia e não só de manhã. Uma coisa a lembrar sempre é nunca deixar seu estômago completamente vazio ou muito cheio. O gengibre pode ajudar (o verdadeiro) na forma de chá, em pedaços ou em cápsulas. Limão também pode aliviar - limonada ou suco de limão fresco. Algumas pessoas submetem-se à acupuntura com bons resultados. Veja outras dicas de como lidar com as náuseas e vômitos da gravidez.


O Futuro Papai:

Você tem um gato em casa? Cuidado!! As fezes do gato podem conter um parasita que causa a Toxoplasmose - uma infecção que pode atravessar a placenta e provocar danos no bebê. Você deve limpar a casinha do bichano. Outra forma de ajudá-la é evitar que ela coma carne mal passada ou crua. Lembre-se, quando for comer aquela "picanhinha" sangrante, ou mesmo o próprio gatinho (por algum ressentimento que ele tenha lhe causado) não o faça na frente dela - é muita provocação.


8ª Semana: gravidez passo a passo:

(cerca de 6 semanas após a concepção)


O Bebe:

O embrião mede cerca de 12-13 mm de comprimento no início desta semana. A face continua a mudar, aparecem as orelhas, os olhos e a ponta do nariz. Os futuros dentes se desenvolvem sob as gengivas. O coração separa-se em 4 câmaras. Os batimentos cardíacos vistos ao ultra-som são muito rápidos, cerca de 170 batidas por minuto. O diafragma, músculo que separa o tórax do abdome, começa seu desenvolvimento. Os intestinos começam a se formar dentro do cordão umbilical. Os rins começam a produzir urina pela primeira vez. Os cotovelos começam a se formar nos braços e os dedos das mãos iniciam seu desenvolvimento. Os brotos das pernas começam a mostrar os pés e os delicados nós para a formação dos dedos dos pés. Começa a ossificação do esqueleto. No final desta semana o bebê mede cerca de 15 mm e pesa em torno de 0,7 g.
Múltiplos: Seus bebês se desenvolvem na mesma velocidade dos fetos únicos e cada um tem um tamanho de um grão de bico.


A Futura Mamãe:

Seu útero tem o tamanho de uma laranja e você pode estar sentindo sua cintura se expandir. Se esta é a sua primeira gestação, ainda não aparece a barriga. Caso contrário já pode estar percebendo uma "barriguinha". A barriga aparece cada vez mais cedo nas futuras gestações devido à distensão dos músculos e ligamentos abdominais (é claro que isso vai depender do quanto você malha). Você pode se sentir como uma adolescente: com acne e problemas de pele. Não se aborreça - a gravidez causa um aumento da oleosidade da pele, devido à produção dos hormônios placentários. Essas alterações desaparecem assim que passa o primeiro trimestre ou mesmo após o parto, quando os níveis hormonais abaixam.
Múltiplos: Suas mamas estão provavelmente muito sensíveis e inchadas, e sua barriga está começando a aumentar, especialmente se você esteve grávida antes. Na gestação múltipla a barriga aparece mais cedo e aumenta numa velocidade muito maior. Você está de 1 mês e 1/2 mas pode representar que já completou os 3 meses, só para se ter uma idéia desse crescimento uterino.


O Futuro Papai:

Faça um esforço para ir á primeira consulta pré-natal. Torne-se um Pai envolvido com a gravidez. Faça aquela pergunta - Será que eu também estou grávido? Veja alguns sinais da Síndrome de Gravidez Paterna e faça você mesmo o diagnóstico: "tive vontade de ir ao obstetra junto com ela"; "estou começando a cultivar uma barriguinha - na base dos docinhos que tenho comido, é claro!" ; "fico querendo saber a todo instante de quanto tempo ela está" ; "de repente fiquei mais carinhoso com ela" ; "fui ao Shopping e comprei um sapatinho de lã para o bebê" ; "tenho estado tenso e com um pouco de enjôo" ; "estou louco para dizer ao mundo inteiro que vou ser papai"; "oba! Eu tenho um obstetra na minha vida!" É isso aí. Você está realmente grávido. Faça perguntas ao médico dela e divida essa aventura, pois querendo ou não você também está grávido. Leve a mamãe para almoçar, tomar um lanche ou jantar fora após a consulta e discuta com ela alguns pontos sobre a sua gravidez.É Isso ai! vou colocar umimagem é da oitava semana até a décima primeira. Bjsss!!!!!!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário