Páginas

Emanuelly Crescendo!

domingo, 21 de março de 2010

Semanas a Semanas (Continuação)

Boa Tarde! Um Maravilhoso Domingo a Todos!! E pra nós um pensamento do dia!!!


13ª Semana: gravidez passo a passo:


(cerca de 11 semanas após a concepção)



O Bebe:

Enquanto o bebê continua a crescer, começam a se formar as cordas vocais. A face parece cada dia mais e mais humana. Os olhos começam a se mover para ficarem juntos na frente da face assumindo sua posição normal e definitiva. É possível agora determinar o sexo do bebê, olhando para os genitais externos, se estivermos olhando bem de perto (através do ultra-som o sexo pode ser determinado com certeza em torno da 16ª semana). Os intestinos já estão completamente no interior do corpo do bebê; o fígado começa a secretar a bile e o pâncreas começa a produzir insulina. O bebê mede cerca de 13 a 14 cm (dos pés à cabeça) e pesa cerca de 30 gramas.
Múltiplos: Você está quase completando o 3º mês, contudo sua barriga aparenta 5 meses. Cada bebê possui cerca de 90 mm de comprimento da cabeça até as nádegas.


A Futura Mamãe:

A maioria dos sintomas ruins do início da gravidez começam a desaparecer e sua barriga ainda não deu sinal. Se você ainda se sente cansada, escute seu corpo e descanse. Ele está trabalhando pesado nesse momento. À medida que seu útero estica você pode sentir o abdome doloroso. Os ligamentos que sustentam o seu útero esticam para acomodar o crescimento desse órgão. Essa é a chamada dor do ligamento "redondo". Muitas vezes é interpretada como uma "fisgada" perto da região da virilha.



O Futuro Papai:

Os próximos meses são mais fáceis de se levar. Ela já está se sentindo bem, os hormônios já se acomodaram em termos de produção. Prepare-se para comemorar o fim do primeiro trimestre. Faça uma comemoração especial.



14ª Semana: gravidez passo a passo:

(cerca de 12 semanas após a concepção)



O Bebe:

O feto mede cerca de 14 a 15 cm de comprimento e pesa em torno de 40 a 60 gramas. Começa a fazer movimentos respiratórios - inspiração e expiração. Os olhos e ouvidos continuam a se desenvolver e a assumir suas posições definitivas. O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. As mãos estão se tornando funcionais e o bebê começa a aprender a movê-las (mais como um reflexo do que por vontade). Nesse ponto, nosso pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta. Você deve tentar ouvir o coração do bebê com aparelho de "Doppler". Não se assuste se não conseguir ouvir, um exame de ultra-som pode confirmar a presença dos batimentos cardíacos do bebê.


A Futura Mamãe:

Dê adeus ao 1º trimestre. Os hormônios estão baixando um pouco seus níveis e você agora tem menos náuseas, menor frequência urinária e menos cansaço. Que alívio!! No entanto, você pode sentir o intestino mais preso, já que os hormônios relaxaram os músculos intestinais fazendo com que eles trabalhem com mais lentidão. Ao mesmo tempo, seu útero está também pressionando a parte final do intestino. Assegure-se de aumentar a ingestão de fibras se a constipação permanecer. Você pode notar que as veias do tórax e das mamas estão mais dilatadas e visíveis. As aréolas das mamas tornam-se mais escuras e aumentam de diâmetro. Suas mamas começam a se preparar para a amamentação desde o primeiro dia de gravidez.



O Futuro Papai:

Como vai papai? Muito estressado e preocupado com as finanças, fazendo horas extras e se aborrecendo com as despesas? Respire fundo e tente avaliar sua real situação. Veja se suas preocupações estão fora da proporção das necessidades de sua família. Muitas vezes, os homens esperam lhe dar com as finanças da família que se tornam o foco principal de atuação do pai enquanto na verdade estão escondendo suas reais preocupações - medo de ser pai e a gravidez. Pense a respeito de suas reais preocupações.



15ª Semana: gravidez passo a passo:

(cerca de 13 semanas após a concepção)



O Bebe:

Se você fizer um exame de ultra-som agora vai notar seu bebê sugando o polegar. Os ossos estão ficando mais duros a cada dia. A pele é muito fina e transparente; você pode ver vasos sanguíneos através da mesma. O lanugo, um tipo de pelo muito fino, cobre o corpo e vai continuar crescendo até a 26ª semana de gestação. Nessa fase o bebê mede cerca de 15 cm e pesa em torno de 90 a 120 gramas.




A Futura Mamãe:

Dê as boas vindas ao segundo trimestre da gravidez. Essa é uma fase mais tranquila em termos de sintomas. Seu útero começa a sair da bacia. Você pode sentí-lo 8 cm abaixo do umbigo. Durante as consultas pré-natais, seu médico começará a medir a "altura do fundo uterino" para assegurar que o bebê esteja crescendo de modo adequado. A altura uterina é a medida da distância do fundo uterino ao osso púbico. Menino ou menina?
Durante o exame de ultra-som o sexo do bebê pode ser determinado (tenha em mente que a determinação do sexo pelo ultra-som não é 100% confiável). Se você vai fazer amniocentese o sexo pode ser determinado pela análise dos cromossomos. Nenhum desses exames deve ser realizado só com o intuito de determinar o sexo do bebê. Se o seu médico recomendar esses exames por várias razões, pergunte a si mesma se você realmente quer saber o sexo do bebê.
A maioria dos casais, hoje em dia, deseja saber o sexo do futuro bebê, mas se você gosta de uma surpresa especial, é perfeitamente possível pedir ao médico que faz o ultra-som que não diga o sexo do bebê.




O Futuro Papai:

Seja carinhoso com a mamãe. Pesquisas revelam que quanto mais carinho a mãe recebe mais carinho ela dá ao bebê (e a você também).



16ª Semana: gravidez passo a passo:

(cerca de 14 semanas após a concepção)



O Bebe:

Se você nunca sentiu os movimentos do bebê, é possível que já possa percebê-los, pois os seus ossos estão cada vez mais enrijecidos. Agora as pernas são maiores que os braços e ele move os membros com muita frequência. Há ainda muito espaço para se mover dentro do útero. As unhas dos dedos também estão crescendo. Há o aparecimento do couro cabeludo. Os genitais externos podem ser visualizados pelo exame de ultra-som. Há mielinização dos nervos e o músculo cardíaco está bem desenvolvido. Os rins apresentam aspecto lobulado. Já é possível perceber mecônio nos intestinos. A vagina e o ânus já estão abertos.
Múltiplos: Cada feto mede cerca de 16 cm e pesa em torno de 140 a 160 gramas!





A Futura Mamãe:

Você está apresentando congestão ou sangramento nasal? Como dito anteriormente, seu volume sanguíneo está aumentando. Isso afeta os níveis estrogênicos que por sua vez incham a mucosa nasal. Esse volume sanguíneo aumentado faz com que seu coração bata mais forte e mais rápido para manter a oxigenação fetal. Isso não é um problema de coração. Seus ligamentos continuam a relaxar, e você pode sentir um certo dolorimento no baixo ventre. Se você está planejando fazer amniocentese, ela deve ser marcada entre 16 - 18 semanas.
Múltiplos: A sensibilidade mamária e as náuseas já estão cedendo. Sua cintura definitivamente passou a ser coisa do passado e seus pés podem estar um pouco inchados ao final do dia.






O Furuto Papai:

Você tem seguro de vida ou fez o seu testamento? Isto pode soar mórbido nesse momento, mas é um momento perfeito para conseguir ambos. Se alguma coisa acontece a um dos pais, o outro não terá que se preocupar com o pagamento de túmulos, escola, etc.



17ª Semana: gravidez passo a passo:

(cerca de 15 semanas após a concepção)



O Bebe:

Esse é um período de rápido crescimento, quando começa a deposição de gordura sob a pele do bebê. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho agora. O minúsculo coração está bombeando cerca de 21 litros de sangue por dia! Os reflexos estão funcionantes e o bebê já é capaz de sugar, deglutir e piscar; mede cerca de 17 cm de comprimento e pesa cerca de 200 gramas.


A Futura Mamãe:

Seu útero está cerca de 4 cm abaixo da cicatriz umbilical. O bebê começa um estirão de crescimento e ganho de peso e você também entra numa fase de maior ganho de "gordurinhas". A média de ganho de peso até agora é cerca de 2,5 a 5 quilos. Você já sentiu alguma agitação dentro do seu útero? Você já pode estar sentindo o bebê mexer, apesar de ser mais comum, sentir os movimentos lá pela 22ª semana, principalmente se você é mamãe pela primeira vez.



O Futuro Papai:

Você ainda não é capaz de perceber os movimentos do bebê que a mãe refere. Ela pode ficar ansiosa para que você os sinta e pode pedir que você coloque a mão sobre o ventre para curtir esses movimentos junto com ela. É só você colocar a mão e o bebê pára de mexer - não se preocupe; o bebê nada tem contra você. Na verdade ele gosta de brincar desde cedo! Seja persistente e em poucos dias você estará participando desta brincadeira, inclusive sentindo o bebê chutar as suas costas ou a sua barriga durante a noite; é lógico, depende da posição em que você está junto com a mamãe..



Imagem de 16 a 19 semanas.

É Isso ai espero que estejam gostando!! Eu amooo hehe! Até amanhã! Bjss Mirela!

** Ver o meu gráfico da temperatura basal**

0 comentários:

Postar um comentário