Páginas

Emanuelly Crescendo!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Concepção Escrito para o BabyCenter Brasil.

Tudo começa cerca de duas semanas depois do início da menstruação, quando a mulher ovula, dando a chance para um espermatozoide alcançar o óvulo. Veja detalhes na figura interativa abaixo e continue a ler.





Por mais estranho que pareça, seu médico vai calcular a data provável do parto (e a idade gestacional do bebê) contando desde o primeiro dia do sua última menstruação.

Como é difícil saber exatamente quando você está ovulando, e portanto o dia exato em que o espermatozóide fertilizou o óvulo, os especialistas costumam usar o último ciclo menstrual como ponto de partida para contar os nove meses seguintes.

Isso quer dizer que a primeira semana "oficial" da sua gravidez é na verdade a semana em que você ficou menstruada. Assim, a idade gestacional é a idade real do bebê mais duas semanas.

Durante a segunda semana -- como acontece todos os meses, na preparação do corpo para receber uma nova vida --, o estrogênio faz com que o útero seja revestido por uma espessa camada de tecido, bem irrigada de sangue.

O aumento na liberação de progesterona prepara o útero para sustentar um possível óvulo fertilizado. Ao mesmo tempo, nos ovários, os óvulos amadurecem dentro dos folículos, que são bolsas cheias de líquido. Nesse curto período de preparação do corpo, a concepção pode ocorrer, quando o espermatozóide chega até o óvulo.

Cerca de duas semanas depois do primeiro dia da menstruação, o óvulo é liberado. Entre as 12 e as 24 horas seguintes, aquele óvulo poderá ser fertilizado se um dos 350 milhões de espermatozóides (a média de uma ejaculação) conseguir nadar todo o trajeto até a tuba uterina -- passando pela vagina e atravessando o útero -- para entrar no óvulo.

Logo depois de ser fertilizado, o óvulo, que agora se chama zigoto, fecha sua membrana exterior para o resto dos 250 espermatozóides (em média) que também haviam conseguido chegar até ele.

Em seguida começa a se dividir em células idênticas, ao mesmo tempo em que vai descendo pela trompa de Falópio até o útero, onde continuará a crescer. Por pelo menos duas semanas, você provavelmente nem vai saber que está grávida, embora haja mulheres que afirmem ter sentido qual foi o momento exato da concepção.

• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito - mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

Super Beijos e volto Mais Tarde pra falar mais um pouco sobre mim, pois tenho retorno no meu GO. ^^Mirela^^

** Ver o meu gráfico da temperatura basal**

0 comentários:

Postar um comentário