24ª Semana: gravidez passo a passo:
(cerca de 22 semanas após a concepção)
O Bebê:
O feto ainda é magro e não possui muito tecido gorduroso. O bebê deve ganhar cerca de 80 gramas esta semana enquanto o corpo começa a se tornar mais rechonchudo. Esse ganho de peso é traduzido por músculos, ossos e crescimento dos órgãos e tecidos. As ondas cerebrais fetais começam a ativar os sistemas auditivo e visual. O peso deve chegar a 660 - 700 gramas no final dessa semana. Ele deve medir cerca de 28-29 cm da cabeça aos pés.
Múltiplos: A semana 24 é considerada o ponto de viabilidade fetal, e isto significa que se eles nascessem agora, haveria uma chance de sobrevivência. No entanto, eles teriam que ficar sob cuidados intensivos durante vários meses.
A Futura Mamãe:
Entre as semanas 24 e 28 seu médico deve pedir um teste de tolerância à glicose para verificar se você é portadora de Diabetes Gestacional. Seu útero está cerca de 6 cm acima da cicatriz umbilical.
Múltiplos: Vigie seu corrimento vaginal e relate ao seu médico quaisquer alterações. Parto prematuro pode começar por uma simples infecção vaginal. Seu médico pode querer checar o colo do útero brevemente para saber se ele está dilatando, desde que você apresente sintomas de parto prematuro. Isso deve ser feito de modo cuidadoso através do toque vaginal ou, de preferência por ultra-som transvaginal.
O Futuro Papai:
Tire muitas fotos da mamãe. Mesmo que ela não goste disso agora, irá curtir mais tarde, quando ficar com saudades daquela "barriguinha". Peça para ela fazer uma pose tipo Demi Moore em Vanity Fair!
25ª Semana: gravidez passo a passo:
(cerca de 23 semanas após a concepção)
O Bebê:
As estruturas da coluna - 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos - começam a se formar. Os vasos sangüíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os "germes" dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Ele pesa em torno de 780 a 840 gramas e mede cerca de 30 cm da cabeça aos pés.
A Futura Mamãe:
Agora seu útero tem o tamanho de uma bola de futebol oficial. O útero em crescimento pressiona suas costas e bacia e isso pode causar crises de dor na região lombar e nas pernas. Se você sente essas dores descanse, mude sua postura e aplique compressas quentes na região dolorosa.
Sinais de parto prematuro: Você conhece alguns sintomas e sinais de parto prematuro? Nunca ignore os seguintes:
Cólicas parecidas com as do período menstrual (constantes ou ocasionais)
Dores constantes no baixo ventre Pressão na região pélvica (como se o bebê estivesse empurrando para baixo)
Cólicas abdominais (com ou sem diarréia)
Aumento e alteração da consistência do corrimento vaginal (especialmente se ele se torna mucoso como o do período ovulatório)
Contrações uterinas a cada 10 minutos ou mais freqüentes (podem ser dolorosas)
Discuta com seu médico sobre o que fazer no caso de você sentir esses sintomas antes de 37 semanas de gravidez.
O Futuro Papai:
Agora é um bom momento para antecipar sua agenda de trabalho para quando o bebê nascer. Veja as opções de trabalho que você tem para substituir as atuais e as leis que regem o seu futuro afastamento.
26ª Semana: gravidez passo a passo
(cerca de 24 semanas após a concepção)
O Bebê:
Seu bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça). Os vasos sangüíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana, os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam sua formação nesta semana. Os pulmões continuam a produzir surfactante (um tipo de substância semelhante ao sabão) que permite a sua expansão durante a respiração. Ao lado do crescimento pulmonar, o cérebro continua a aperfeiçoar a atividade de ondas cerebrais para os sistemas visual e auditivo. A chance de sobreviver aumenta dia a dia a partir de agora. Um bebê nascido nessa fase tem 70 a 80% de chance de sobreviver se for atendido num berçário com boa experiência em prematuros.
A Futura Mamãe:
No final dessa semana você está completando o 6º mês de gestação; está dando adeus ao 2º trimestre da gravidez. Seu útero está cerca de 7 cm acima do umbigo. É freqüente que ele apresente contrações e relaxe rapidamente; não entre em pânico. Você está percebendo as contrações de "Braxton Hicks". Elas são normais, indolores e acontecem em intervalos irregulares. Elas representam um tipo de preparo uterino para o parto, que ainda está longe. Não esqueça que o útero é um órgão muscular, e como tal apresenta discretas e rápidas contrações, sem provocar a dilatação do colo uterino ou parto. Você está se alimentando bem? Você necessita, a partir de agora, cerca de 300 calorias adicionais por dia. Faça as contas para não exceder.
Múltiplos: Na gestação múltipla o útero está mais distendido e as contrações de "Braxton Hicks" são mais freqüentes. Contudo se você tem mais que 6 contrações por hora contate o seu médico.
O Futuro Papai:
Como vai o quarto do bebê? É preciso prepará-lo, pintá-lo ou decorá-lo. Durante a pintura mantenha a mamãe afastada dele. Junto com ela procure uma maneira divertida de fazer as coisas. Afinal de contas esse acontecimento é mais ou menos raro. Veja o que você pode fazer pelo seu filho(a) antes dele chegar. Você deve se acostumar desde já a dedicar alguns minutos do seu tempo para o seu filho.
27ª Semana: gravidez passo a passo:
(cerca de 25 semanas após a concepção)
O Bebê:
Durante essa semana o cérebro continua seu rápido crescimento e os pulmões já estão quase completamente desenvolvidos. Os pulmões são capazes de respirar o ar. As ondas cerebrais do feto já se parecem com aquelas de um bebê ao nascimento. As pálpebras começam a se abrir e a retina começa a se formar. Os olhos estão parcialmente abertos e os cílios estão presentes. A sucção e a deglutição melhoram. O corpo fetal possui apenas 2 a 3% de gordura. Os testículos fetais já desceram completamente e estão situados na bolsa escrotal. O feto irá crescer cerca de 1,8 cm, terá cerca de 32-33cm (dos pés à cabeça) e deverá estar pesando em torno de 1100-1200 gramas no final dessa semana.
A Futura Mamãe:
Parabéns! Você acaba de iniciar o último trimestre da gestação. Sua respiração pode estar ficando mais curta. Seu útero tem o fundo situado perto das costelas inferiores e seus pulmões podem ter alguma dificuldade em expandir totalmente. Não se preocupe. Isso não provoca falta de oxigênio para o bebê. Seu sistema circulatório agora já está adaptado a esta situação e é muito mais eficiente que antes da gravidez. São os benefícios de todo aquele mal estar hormonal do início da gestação.
Trabalhar ou não trabalhar . . . ? Eis a questão! Se você é uma mãe que trabalha fora de casa, deve estar pensando se poderá voltar ao seu emprego após dar à luz. Essa pode ser uma decisão difícil para algumas famílias que dependem da renda materna. Informe-se sobre como poderá contornar essas situações com os profissionais de saúde e com pessoas que viveram essas experiências. Elas têm muita informação para você. Talvez contratar uma babá poderia ser a solução.
O Futuro Papai:
São duas da madrugada. Você está no auge de seus sonhos (aquele "podium" de fórmula-1 ou no teatro de "streapers" naquela hora "H"). De repente você acorda com alguém puxando os botões do seu pijama. Você se senta rapidamente e pergunta "está tudo bem"? Ela responde que necessita urgentemente um BIG Mac com sorvete de chocolate na casquinha e um suco de frutas bem gelado! URGENTEMENTE!!!! Não é trabalho de parto!!! São os desejos por coisas estranhas em horários estranhos!!! Ela insiste... O bebê vai nascer com cara de sanduíche se eu não comê-lo agora!!!! E você que só queria dormir um pouco!! Mas descobre que não haverá sono enquanto não for buscar o pedido... O que você deve fazer? Isso soa familiar?
Prepare-se para ser acordado no meio da noite - isso já pode ser um preparo para quando o bebê estiver em casa - mas você não precisa ir ao Mc Donald's para ele. Tente convencê-la de que necessita alimentos saudáveis e que você vai preparar um sanduíche natural para ela na cozinha. Contudo, tenha em mente que suas sugestões poderão não ser aceitas. Nesse caso troque de roupa pegue as chaves do carro e mãos à obra....Eles vão ficar feliz.
De 24 a 27 Semanas:(cerca de 22 semanas após a concepção)
O Bebê:
O feto ainda é magro e não possui muito tecido gorduroso. O bebê deve ganhar cerca de 80 gramas esta semana enquanto o corpo começa a se tornar mais rechonchudo. Esse ganho de peso é traduzido por músculos, ossos e crescimento dos órgãos e tecidos. As ondas cerebrais fetais começam a ativar os sistemas auditivo e visual. O peso deve chegar a 660 - 700 gramas no final dessa semana. Ele deve medir cerca de 28-29 cm da cabeça aos pés.
Múltiplos: A semana 24 é considerada o ponto de viabilidade fetal, e isto significa que se eles nascessem agora, haveria uma chance de sobrevivência. No entanto, eles teriam que ficar sob cuidados intensivos durante vários meses.
A Futura Mamãe:
Entre as semanas 24 e 28 seu médico deve pedir um teste de tolerância à glicose para verificar se você é portadora de Diabetes Gestacional. Seu útero está cerca de 6 cm acima da cicatriz umbilical.
Múltiplos: Vigie seu corrimento vaginal e relate ao seu médico quaisquer alterações. Parto prematuro pode começar por uma simples infecção vaginal. Seu médico pode querer checar o colo do útero brevemente para saber se ele está dilatando, desde que você apresente sintomas de parto prematuro. Isso deve ser feito de modo cuidadoso através do toque vaginal ou, de preferência por ultra-som transvaginal.
O Futuro Papai:
Tire muitas fotos da mamãe. Mesmo que ela não goste disso agora, irá curtir mais tarde, quando ficar com saudades daquela "barriguinha". Peça para ela fazer uma pose tipo Demi Moore em Vanity Fair!
25ª Semana: gravidez passo a passo:
(cerca de 23 semanas após a concepção)
O Bebê:
As estruturas da coluna - 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos - começam a se formar. Os vasos sangüíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os "germes" dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Ele pesa em torno de 780 a 840 gramas e mede cerca de 30 cm da cabeça aos pés.
A Futura Mamãe:
Agora seu útero tem o tamanho de uma bola de futebol oficial. O útero em crescimento pressiona suas costas e bacia e isso pode causar crises de dor na região lombar e nas pernas. Se você sente essas dores descanse, mude sua postura e aplique compressas quentes na região dolorosa.
Sinais de parto prematuro: Você conhece alguns sintomas e sinais de parto prematuro? Nunca ignore os seguintes:
Cólicas parecidas com as do período menstrual (constantes ou ocasionais)
Dores constantes no baixo ventre Pressão na região pélvica (como se o bebê estivesse empurrando para baixo)
Cólicas abdominais (com ou sem diarréia)
Aumento e alteração da consistência do corrimento vaginal (especialmente se ele se torna mucoso como o do período ovulatório)
Contrações uterinas a cada 10 minutos ou mais freqüentes (podem ser dolorosas)
Discuta com seu médico sobre o que fazer no caso de você sentir esses sintomas antes de 37 semanas de gravidez.
O Futuro Papai:
Agora é um bom momento para antecipar sua agenda de trabalho para quando o bebê nascer. Veja as opções de trabalho que você tem para substituir as atuais e as leis que regem o seu futuro afastamento.
26ª Semana: gravidez passo a passo
(cerca de 24 semanas após a concepção)
O Bebê:
Seu bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça). Os vasos sangüíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana, os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam sua formação nesta semana. Os pulmões continuam a produzir surfactante (um tipo de substância semelhante ao sabão) que permite a sua expansão durante a respiração. Ao lado do crescimento pulmonar, o cérebro continua a aperfeiçoar a atividade de ondas cerebrais para os sistemas visual e auditivo. A chance de sobreviver aumenta dia a dia a partir de agora. Um bebê nascido nessa fase tem 70 a 80% de chance de sobreviver se for atendido num berçário com boa experiência em prematuros.
A Futura Mamãe:
No final dessa semana você está completando o 6º mês de gestação; está dando adeus ao 2º trimestre da gravidez. Seu útero está cerca de 7 cm acima do umbigo. É freqüente que ele apresente contrações e relaxe rapidamente; não entre em pânico. Você está percebendo as contrações de "Braxton Hicks". Elas são normais, indolores e acontecem em intervalos irregulares. Elas representam um tipo de preparo uterino para o parto, que ainda está longe. Não esqueça que o útero é um órgão muscular, e como tal apresenta discretas e rápidas contrações, sem provocar a dilatação do colo uterino ou parto. Você está se alimentando bem? Você necessita, a partir de agora, cerca de 300 calorias adicionais por dia. Faça as contas para não exceder.
Múltiplos: Na gestação múltipla o útero está mais distendido e as contrações de "Braxton Hicks" são mais freqüentes. Contudo se você tem mais que 6 contrações por hora contate o seu médico.
O Futuro Papai:
Como vai o quarto do bebê? É preciso prepará-lo, pintá-lo ou decorá-lo. Durante a pintura mantenha a mamãe afastada dele. Junto com ela procure uma maneira divertida de fazer as coisas. Afinal de contas esse acontecimento é mais ou menos raro. Veja o que você pode fazer pelo seu filho(a) antes dele chegar. Você deve se acostumar desde já a dedicar alguns minutos do seu tempo para o seu filho.
27ª Semana: gravidez passo a passo:
(cerca de 25 semanas após a concepção)
O Bebê:
Durante essa semana o cérebro continua seu rápido crescimento e os pulmões já estão quase completamente desenvolvidos. Os pulmões são capazes de respirar o ar. As ondas cerebrais do feto já se parecem com aquelas de um bebê ao nascimento. As pálpebras começam a se abrir e a retina começa a se formar. Os olhos estão parcialmente abertos e os cílios estão presentes. A sucção e a deglutição melhoram. O corpo fetal possui apenas 2 a 3% de gordura. Os testículos fetais já desceram completamente e estão situados na bolsa escrotal. O feto irá crescer cerca de 1,8 cm, terá cerca de 32-33cm (dos pés à cabeça) e deverá estar pesando em torno de 1100-1200 gramas no final dessa semana.
A Futura Mamãe:
Parabéns! Você acaba de iniciar o último trimestre da gestação. Sua respiração pode estar ficando mais curta. Seu útero tem o fundo situado perto das costelas inferiores e seus pulmões podem ter alguma dificuldade em expandir totalmente. Não se preocupe. Isso não provoca falta de oxigênio para o bebê. Seu sistema circulatório agora já está adaptado a esta situação e é muito mais eficiente que antes da gravidez. São os benefícios de todo aquele mal estar hormonal do início da gestação.
Trabalhar ou não trabalhar . . . ? Eis a questão! Se você é uma mãe que trabalha fora de casa, deve estar pensando se poderá voltar ao seu emprego após dar à luz. Essa pode ser uma decisão difícil para algumas famílias que dependem da renda materna. Informe-se sobre como poderá contornar essas situações com os profissionais de saúde e com pessoas que viveram essas experiências. Elas têm muita informação para você. Talvez contratar uma babá poderia ser a solução.
O Futuro Papai:
São duas da madrugada. Você está no auge de seus sonhos (aquele "podium" de fórmula-1 ou no teatro de "streapers" naquela hora "H"). De repente você acorda com alguém puxando os botões do seu pijama. Você se senta rapidamente e pergunta "está tudo bem"? Ela responde que necessita urgentemente um BIG Mac com sorvete de chocolate na casquinha e um suco de frutas bem gelado! URGENTEMENTE!!!! Não é trabalho de parto!!! São os desejos por coisas estranhas em horários estranhos!!! Ela insiste... O bebê vai nascer com cara de sanduíche se eu não comê-lo agora!!!! E você que só queria dormir um pouco!! Mas descobre que não haverá sono enquanto não for buscar o pedido... O que você deve fazer? Isso soa familiar?
Prepare-se para ser acordado no meio da noite - isso já pode ser um preparo para quando o bebê estiver em casa - mas você não precisa ir ao Mc Donald's para ele. Tente convencê-la de que necessita alimentos saudáveis e que você vai preparar um sanduíche natural para ela na cozinha. Contudo, tenha em mente que suas sugestões poderão não ser aceitas. Nesse caso troque de roupa pegue as chaves do carro e mãos à obra....Eles vão ficar feliz.
** Ver o meu gráfico da temperatura basal**
Beijos ^^Mirela^^
0 comentários:
Postar um comentário