Páginas

Emanuelly Crescendo!

sábado, 1 de maio de 2010

Quanto tempo vou demorar para engravidar? Escrito para o BabyCenter Brasil

É difícil dizer com precisão quanto tempo vai demorar para alguém engravidar. Apresentamos aqui, porém, algumas estatísticas que podem ajudá-la a ter uma idéia. Em condições normais, um casal fértil tem entre 20 e 30 por cento de chance de conceber uma criança a cada ciclo menstrual. Cerca de 85 por cento dos casais em geral consegue engravidar dentro de um ano mantendo relações sexuais frequentes, sem proteção. Metade do restante consegue a gravidez se continuar tentando por mais um ano. Isso quer dizer que alguns casais podem engravidar já no primeiro mês de tentativas, e para outros pode levar até dois anos para a concepção acontecer. E há a pequena parcela que demora ainda mais tempo.

Determinados fatores sabidamente têm impacto sobre a fertilidade. São eles:

• A idade, a alimentação e o estilo de vida da mulher

• A idade do parceiro, a alimentação, o estilo de vida e até as atividades profissionais

• Doenças crônicas

• Problemas na saúde reprodutiva

• A frequência das relações sexuais.

É tentador achar que, sabendo exatamente o dia da ovulação, vai dar para engravidar mais rápido. Os especialistas em fertilidade, porém, não são muito favoráveis a que as mulheres acompanhem cada detalhe do ciclo menstrual, com técnicas para detectar a ovulação (existem até testes de farmácia) para acelerar o processo, se elas não apresentarem nenhum problema a priori. Essa estratégia causa muito estresse e expectativa, e acaba com a naturalidade do relacionamento, já que é preciso sincronizar a vida sexual com os dias férteis.

Além disso, fatores como estresse, viagens e mudanças alimentares podem facilmente mudar o dia da ovulação, mesmo em mulheres regulares. O ideal é manter relações sexuais frequentes, cerca de três vezes por semana, para garantir que sempre haja espermatozóides no lugar certo na hora em que você ovular.

Em todo o caso, você pode usar nossa
calculadora da ovulação para ter uma idéia dos dias em que tem mais chances de ficar grávida.

Como a maioria das mulheres passa bastante tempo evitando a gravidez, na hora em toma a grande decisão de começar a tentar fica com a impressão de que terá o mesmo tipo de controle sobre o corpo que tinha na época em que usava os métodos contraceptivos. Procure escapar dessa armadilha, deixando as coisas acontecerem naturalmente.

Os especialistas costumam recomendar que um casal só procure ajuda para uma possível infertilidade depois de um ano de tentativas frustradas, exceto se houver algum problema já conhecido, relacionado aos fatores acima (idade da mulher acima dos 35 anos, por exemplo, ou doenças específicas).

0 comentários:

Postar um comentário